segunda-feira, 31 de agosto de 2009

O CONHECIMENTO INTUITIVO DOS GÊNEROS

GESTAR II – ITUPORANGA
E.M.E.F. RIBEIRÃO MATILDE – ATALANTA - SC
Profª : Jociara Sardo
Cursista: Rosemary Aparecida Barg
Data: 16 de junho de 2009.


TP 3 - Unidade 9 – Sessão 1 – Pág. 25


Atividades desenvolvidas com alunos do Ensino Fundamental – 7ª e 8º séries Matutino

Os alunos desta escola têm grande dificuldade em escrever e reescrever seus textos. A começar pela concordância, coerência e coesão textuais , seguido pela falta de criatividade e por que não dizer, de leitura propriamente dita.
Percebi que quando comecei a trabalhar histórias vivenciadas por eles, os textos ficaram com mais conteúdo, mais assunto e notei que eles queriam escrever textos maiores.
Porém, havia muita mistura de assuntos, coisas desconectadas, parágrafos grandes ou pequenos demais, pois não sabiam “como” gerenciar seus pensamentos.
Foi daí que surgiu a ideia das AUTOBIOGRAFIAS e BIOGRAFIAS. Após uma considerável explicação dos diferentes gêneros textuais, das pessoas da narrativa (1ª e 3ª pessoa ) e dos assuntos relevantes a serem escritos, começamos a escrever as autobiografias. Foi maravilhoso ver o empenho dos alunos. Fizemos a 1ª, 2ª e 3ª revisão, até chegar ao texto pronto. Fotografei-os e como agora possuímos sala de informática na escola, inserimos as fotos de cada aluno nos computadores e digitamos a autobiografia sobre a foto. Eles mesmos fizeram isso com a ajuda das orientadoras e nesse ponto, outra área do conhecimento foi desenvolvida: a informática, visto que muitos sequer sabiam ligar o computador.
Depois de ver o trabalho pronto e com muito sucesso, resolvi fazer a biografia, e para isso fiz um sorteio com os nomes dos alunos e cada um fez a biografia de outro colega da sala.
Antes porém, elaboramos as perguntas para fazer a entrevista . Cada aluno poderia fazer quantas perguntas quisesse, para depois elaborar o texto biográfico, sabendo de antemão que quanto mais questionamentos, melhor embasamento teriam para escrever o texto posterior.
As duplas reuniram-se, perguntaram e responderam e depois executaram a tarefa: escrever a biografia do colega.
Junto a isso fizeram pesquisa na Internet para saber o significado dos seus nomes, inseriram nas biografias, e cada um deixou uma frase que marcou sua vida, e com isso, entramos no campo da literatura, das poesias, da escolha da frase, dos autores, das pesquisas na biblioteca...
Foi maravilhoso ver o empenho das turmas.
O resultado? Um excelente trabalho, que com certeza não está pronto e acabado, mas que deu início ao gosto pela escrita, pesquisa e elogios.
Segue em anexo, alguns trabalhos deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário